sábado, 5 de dezembro de 2009

Lixo Eletrônico



[...] Partes do artigo cientifico:

RESUMO:
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável tem sidos termos preocupantes nas organizações. Conciliar desenvolvimento econômico, social e ambiental é tarefa desafiante. O desenvolvimento tecnológico tem sido tão grande que a cada novidade apresentada sabemos que será rapidamente substituída por outra. O lixo eletrônico já é um problema ambiental grave, pois o acumulo desse tipo de lixo, sem destinação certa, tem provocado impacto ambiental, e em alguns casos irreversíveis.
ABSTRACT:
Environment and sustainable development have been your concern with the organizations. Reconciling economic, social and environmental issues is challenging task. Technological development has been so great that every innovation introduced know it will be quickly replaced by another. The junk mail is already a serious environmental problem, because the accumulation of such waste without a certain destination, has caused environmental impact, and in some cases irreversible.
PALAVRAS-CHAVE: Lixo. Meio Ambiente. Tecnologia
INTRODUÇÃO:
O objetivo desse artigo cientifico é apresentar ao mundo acadêmico e a sociedade em geral a importância do assunto do lixo eletrônico e seu impacto ambiental. Pouco se fala sobre o tema, ou porque se desconhece da importância que tem para a sociedade ou porque falta referencial teórico do assunto. O importante é que todos tenham uma visão panorâmica do tema, sanando qualquer confusão entre fatos e conjecturas, tecnologia e mito. Esclareceremos o tipo de lixo eletrônico, o impacto que ele tem provocado bem como algumas soluções.

CONCLUSÃO

Vivemos um novo milênio, a nova era, a Era do Conhecimento. A população mundial tem acesso à conhecimento rico e vasto, à novas idéias e criações. Obviamente que os precursores de idéias e inovações foram tachados de lunáticos e utópicos. Não era pra menos, pois era inconcebível, por exemplo, que o homem voasse; hoje aviações com dezenas de toneladas rasgam os céus mundo a fora numa velocidade que pode chegar aos 2.000 km/h. Foram tantas as conquistas que teve um momento em que o homem pensou ser Deus, com a criação de animais clones.
Para (GEORGE BERNARD, 1950): “os homens nascem ignorantes, mas são necessários anos de estudos para deixá-los estúpidos”. Paradoxalmente às conquistas humanas está a deterioração do meio ambiente. Inúmeras são as causas da ação predatória desse animal racional que se confunde mais com o outro animal, o irracional.
O lixo eletrônico é apenas a ponta de um iceberg do problema ambiental. Nesse segmento a tecnologia parece ser efêmera tamanha é a quantidade de lançamento de produto todos os anos. E como competitividade é a palavra de ordem das organizações, as mesmas precisam estarem antenadas com essas novidades. Por isso são constantes as mudanças no segmento de TI nas empresas que aumenta consideravelmente a quantidade de resíduos eletrônicos no meio ambiente.
“[...] a perda do equilíbrio ambiental acompanhada de erosão cultural, injustiça social e econômica e violência, da falta de percepção, do seu empobrecimento ético e espiritual, também fruto de um tipo de Educação que ‘treina’ as pessoas para serem consumidoras úteis, egocêntricas e ignorar as conseqüências ecológicas dos seus atos.” (G. Freire Dias, 2003)
Então, o caminho apropriado para o lixo eletrônico é conciliar desenvolvimento econômico, social e preservação do meio ambiente que podem andar de mãos dadas, desde que se pratique o desenvolvimento sustentável. E a base desse desenvolvimento sustentável é a educação ambiental, que alimenta os cidadãos de uma consciência individual de que é fundamental preservar a fonte das riquezas de onde tanto se “explora”.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde Arivano,

Preciso desenvolver um artigo como trabalho para a faculdade. Escolhi falar sobre o tema: Lixo Eletrônico e o Meio Ambiente.
Li o texto no seu blog sobre o assunto e gostaria de saber se poderia ler todo o seu artigo. Você poderia enviar para o meu e-mail para eu enriquecer meu conteúdo sobre o assunto?

Desde já, obrigado pela atenção.

Nilson Lemos
nilson.lemos@gmail.com