sábado, 30 de junho de 2012

FICHAMENTO

CHINAZZO, Cosme Luiz. Org. Instrumentalização Cientifica. Ed. ULBRA: Canoas, 2007.

“Desde muito cedo, somos insistentemente alertados por nossos parentes, professores etc., sobre a importância e a necessidade de conhecermos isto ou aquilo”. (p. 32)

“O que conhecermos é verdadeiro ou falso? Podemos dizer que a grande maioria dessas compreensões são informações, não conhecimento propriamente dito”. (p. 32)

“Para que existe o ato de conhecer, é indispensável o relacionamento de dois elementos básicos: um sujeito conhecedor e um objeto conhecido”. (p. 33)

“O sujeito, no caso que nos interessa aqui, é o ser humano que construiu a faculdade da inteligibilidade, construiu um interior capaz de apropriar-se simbólica e representativamente do exterior, conseguindo, inclusive, operar de forma abstrata com seus símbolos e representações”. (p. 34)

“Existem os pensadores que acreditam que o ser humano pode conhecer o objeto e chegar à verdade. A estes elementos Cotrim denomina de dogmatismo e o divide em duas visões: ingênua e crítica”. (p. 35)

“O conceito explicativo da realidade está pronto; ele é uma construção que o sujeito faz a partir da lógica que encontra nos fragmentos da realidade”. (p. 36)

“Os conceitos não nascem de dentro do sujeito, mas sim da apropriação adequada  que ele faz do exterior. O sujeito ilumina a realidade com sua inteligência, mas a partir dos fragmentos de ‘luz’, dos sinais que a própria realidade lhe oferece”. (p. 37)

“Usamos o termo racionalismo para designar a corrente filosófica que deposita total e exclusiva confiança na razão humana como instrumento capaz de conhecer a verdade”. (p. 38)

“O empirismo surge como uma reação natural ao racionalismo”. (p. 39)

“Etimologicamente, a expressão método significa ‘caminho’, isto é, algo que viabiliza a busca de um fim, meio para se atingir um objetivo”. (p. 41)

“Se as premissas forem verdadeiras, a conclusão sempre será verdadeira, pois premissas verdadeiras conduzem a uma conclusão verdadeira”. (p. 43)

“O conhecimento nos torna competentes, e a competência em determinada área de conhecimento propicia-nos mais criatividade nessa área”. (p. 54)

“Existem três possibilidades de pesquisa nessa base: a pesquisa simplificada, a detalhada e a avançada”. (p. 61)

DADOS:
UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
ACADÊMICO: Arivano Silva – arivano@live.com.pt
PROFESSORA: JAQUELINE GISLER
CURSO: PSICOLOGIA – FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO

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